segunda-feira, 21 de abril de 2014

Plano de Aula - Leitura e Escrita de Textos - EJA



Olá, Galera!




Hoje, venho trazer uma aula para EJA ( Educação de Jovens e Adultos) sobre gêneros textuais.


Ahhh! Eu mesma criei esta aula.


                                                 
PLANO DE AULA


 


                Turma  : 3001                                                                                                      Data :  17 de junho de 2013





 


Componente Curricular  : Língua Portuguesa


 Bloco de Conteúdo :  Leitura  e Escrita de Textos.


 Assunto : Leitura e produção de texto


 Etapa a que se destina :  4° a 5° etapa.


 Tempo provável :  40 minutos.


 


Objetivos:


  • Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel de cartazes e folhetos publicitários.
  • Observar a configuração desses textos,reconhecer e nomear seus,elementos:título,verso e estrofe.
  • Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).
     
  • Identificar os elementos que compõem uma carta: cabeçalho, introdução,desenvolvimento, despedida.
     
  • Ler e escrever relatos breves de experiências de vida.
     
  • Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).

  • Reescrever os textos lidos para sua maior aquisição perante tal texto lido.





Conteúdos :



 Os conteúdos são baseados em estratégias Para conseguir atingir o objetivo de formar leitores autônomos e produtores de textos que saibam comunicar-se com sucesso.


  Através de diferentes tipos textos, os alunos terão a experiência com diversos tipos de textos.


                            


 


Estratégia :


 Primeiro Momento:


 


Colocar a disposição dos alunos diversos tipos de gêneros textuais em recorte.


 


Segundo Momento:


 


Após que cada um individualmente escolheu seu tipo de gênero textual, será proporcionado aos alunos a leitura do texto escolhido.


 


 Terceiro Momento:


 


Em seguida, será pedido que cada aluno produza o seu próprio texto de acordo com o gênero textual escolhido, seguindo suas regras de gênero textual. 


 

Recursos:  Recortes de jornais e revistas


           


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário