Olá, Galera!
Hoje, venho trazer uma aula para EJA ( Educação de Jovens e Adultos) sobre gêneros textuais.
Ahhh! Eu mesma criei esta aula.
PLANO DE AULA
Turma : 3001 Data : 17 de junho de 2013
Componente Curricular : Língua
Portuguesa
Bloco de Conteúdo : Leitura e Escrita de Textos.
Assunto : Leitura e produção de texto
Etapa a que se destina : 4° a 5°
etapa.
Tempo provável : 40 minutos.
Objetivos:
- Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel de cartazes e folhetos publicitários.
- Observar a configuração desses textos,reconhecer e nomear seus,elementos:título,verso e estrofe.
- Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).
- Identificar os elementos que compõem uma carta: cabeçalho, introdução,desenvolvimento, despedida.
- Ler e escrever relatos breves de experiências de vida.
- Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).
- Reescrever os textos lidos para sua maior aquisição perante tal texto lido.
Conteúdos :
Recursos: Recortes de jornais e revistas
Os conteúdos são baseados em
estratégias Para conseguir atingir o objetivo de formar leitores autônomos e
produtores de textos que saibam comunicar-se com sucesso.
Através
de diferentes tipos textos, os alunos terão a experiência com diversos tipos de
textos.
Estratégia :
Primeiro Momento:
Colocar a disposição dos alunos diversos tipos
de gêneros textuais em recorte.
Segundo Momento:
Após que cada um individualmente escolheu seu
tipo de gênero textual, será proporcionado aos alunos a leitura do texto escolhido.
Terceiro Momento:
Em seguida,
será pedido que cada aluno produza o seu próprio texto de acordo com o gênero
textual escolhido, seguindo suas regras de gênero textual.
Recursos: Recortes de jornais e revistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário