segunda-feira, 21 de abril de 2014

Plano de aula: Gênero Textual - Propaganda



Querido diário...



 Trabalhar gêneros textuais com alunos de diversas séries do Ensino Fundamental é muito importante. Pois, o aluno sempre terá contato com diversos tipos de gêneros textuais durante seu dia-a-dia. Ficando a cargo do professor apresentar o determinado tipo de gênero e assim consequentemente a sua leitura e escrita tende a melhorar.





                                                                         Plano de Aula

Texto trabalhado: Propaganda

Objetivo:

  • Reconhecer a propaganda como um meio de interação entre leitor, mídia e sociedade;
  • Localizar informações específicas em anúncios e folhetos explicativos;
  • Analisar oralmente a linguagem usada;
  • Produzir textos adequados ao gênero, objetivo e interlocutor.

Desenvolvimento:

1° Atividade: Iniciar a aula propondo uma discussão a partir das questões:   

a)     O que é uma propaganda?

b)     Quais as principais características que um texto de propaganda deve ter?

c)     Para que servem as propagandas?

d)      Onde elas aparecem?   

e)      De quais propagandas vocês se lembram?

f)     Como elas são?

g)      Onde elas apareceram?

2° Atividade: Analisando uma Propaganda: Apresentar aos alunos um folheto de uma propaganda conhecida. Logo em seguida, realizar outra discussão e propor  uma análise da  propaganda  lida, solicitando que sejam levantados os pontos positivos e os negativos da propaganda.

3° Atividade: Criar uma propaganda: Organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles  imagens solicitando que criem uma propaganda para cada uma delas, imaginando que ela será publicada em uma revista ou em um jornal.

Após a criação, os grupos irão expor a sua criação ao restando da turma.

Avaliação: O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura, análise e criação das propagandas, a exposição dos trabalhos criados, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.



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