Querido diário...
Trabalhar gêneros textuais com alunos de diversas séries do Ensino Fundamental é muito importante. Pois, o aluno sempre terá contato com diversos tipos de gêneros textuais durante seu dia-a-dia. Ficando a cargo do professor apresentar o determinado tipo de gênero e assim consequentemente a sua leitura e escrita tende a melhorar.
Texto
trabalhado: Propaganda
Objetivo:
- Reconhecer a propaganda como um meio de interação entre leitor, mídia e sociedade;
- Localizar informações específicas em anúncios e folhetos explicativos;
- Analisar oralmente a linguagem usada;
- Produzir textos adequados ao gênero, objetivo e interlocutor.
Desenvolvimento:
a) O que é uma
propaganda?
b) Quais as
principais características que um texto de propaganda deve ter?
c) Para que
servem as propagandas?
d) Onde
elas aparecem?
2°
Atividade: Analisando uma Propaganda:
Apresentar
aos alunos um folheto de uma propaganda conhecida. Logo em seguida, realizar
outra discussão e propor uma análise
da propaganda lida, solicitando que sejam levantados os
pontos positivos e os negativos da propaganda.
3° Atividade: Criar uma propaganda: Organiza
a turma em grupos e entrega a cada um deles
imagens solicitando que criem uma propaganda para cada uma delas,
imaginando que ela será publicada em uma revista ou em um jornal.
Após a criação, os grupos
irão expor a sua criação ao restando da turma.
Avaliação:
O desempenho dos alunos durante
a aula, a realização das tarefas de leitura, análise e criação das propagandas,
a exposição dos trabalhos criados, a discussão das questões apresentadas pelo
educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do
aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas
para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário